Ícone do autor

João Vitor Rodrigues Gauglitz

Desenvolvedor Web

Você sabe o que é link building?

O link building é uma tática de SEO que melhora a visibilidade e o ranqueamento de um site nos mecanismos de buscas, por meio da aquisição de links vindos de outros sites. Em outras palavras: é um site que está linkando o seu conteúdo – e deve ter relação com o seu negócio. 

Mais importante que o número de links redirecionando para sua página, é a qualidade deles. Quanto maior a autoridade de domínio, melhor a recomendação do seu site no Google – e resultados listados na primeira página recebem, aproximadamente, 32% de todos os cliques.

A importância dos links

A web é um conjunto de documentos interligados e, por sua vez, os links são responsáveis por essa interligação, que faz com que os usuários naveguem por diversas páginas, sites, vídeos, etc.

O Google se destacou ao utilizar um algoritmo chamado PageRank, que analisava o conteúdo das páginas com base nas palavras-chave e sua popularidade na internet por meio dos links. Quanto mais link um site recebia, mais relevante era considerado.

Como o Google avalia os links atualmente

Os principais fatores que o Google leva em consideração – e você também deve considerar, são:

  • Quantidade de links: quanto mais links o site recebe, mais relevante é
  • Diversidade de links: o site tem mais autoridade quando recebe links de diversos domínios diferentes
  • Contexto do link: links de sites relacionados à área de atuação tem mais valor
  • Texto-âncora: texto clicável do link, que traz uma palavra-chave ou descrição sobre o que o usuário vai encontrar na página
  • Confiabilidade: será medida de acordo com a sua proximidade de sites confiáveis
  • Links de outras páginas para o seu site: o que os outros  dizem, é levado em consideração pelo Google
  • Links do seu site para suas páginas: posts menores podem direcionar o link para posts de relevância dentro do seu próprio site
  • Links do seu site para outras páginas: o buscador também avalia se você dá espaço para links de confiáveis e de autoridade
  • Velocidade de ganho de links: ganhar muitos links em pouco tempo pode não apresentar um resultado esperado, pois o buscador entende que há um esquema de black hat
  • Nofollow x Dofollow: a tag nofollow só deve ser inserida quando não se quer transmitir autoridade – como o caso de sites duvidosos. As redes sociais também utilizam o código para não se responsabilizar pelo que é transmitido pelos usuários

Estratégias de link building

Antes de procurar sites que possam referenciá-lo, é necessário ter em mente todas as formas de avaliação do Google citadas.

Marketing de conteúdo: você deve ir além do algoritmo, é necessário pensar no que os usuários gostariam de ver no seu site. Essa ação pode gerar o compartilhamento do conteúdo e o boca a boca atrair ainda mais cliques no seu link.

Invista na criação de infográficos, conteúdos interativos, posts com listas, guias, etc. Esses são alguns exemplos que envolvem os usuários. Mas, lembre-se: de nada adianta se o conteúdo não for de qualidade.

Parceiros: ter um bom relacionamento com outros sites pode deixar as coisas mais fáceis. Procure parceiros que já tenham alguma autoridade no Google e que produzam conteúdos relacionados a sua área de atuação.

Construa uma relação com esses parceiros, ofereça algo em troca, consolide uma relação de confiança.

Guest posting e co-marketing: o primeiro é a criação de conteúdos para um blog e, o segundo, uma união para criar materiais em parceria. Você pode negociar a divulgação do link utilizando essas ferramentas.

E, mais uma vez, lembre-se: crie materiais que sejam de relevância para o público!

Monitore os links: fique sempre de olho nos links para garantir que estejam funcionando corretamente e que não haja spam.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato comigo e saiba como elevar o nível da sua empresa na internet: (15) 98132-4599

Compartilhe esse post:

Ícone Facebook Ícone WhatsApp Ícone LinkedIn